Lousã
No âmbito do projeto “Serras de Coimbra” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), o Percurso Interpretativo do Vale do Ceira, com 14,9 km de extensão, acompanha rio Ceira, que ziguezagueia no território e lhe confere uma beleza sublime.
Nascendo na Serra do Açor, por onde rasga destemidamente a montanha e desagua no rio Mondego, o rio Ceira foi outrora decisivo para a fixação da população da Lousã e para o desenvolvimento da indústria.
Desde a Foz do Arouce, terra que em 1811 que foi palco de um temível combate na sequência da 3ª Invasão Francesa, até ao Cabril do Ceira, o Percurso Interpretativo do Vale do Ceira promete surpreender todos os visitantes.
Mas não só de história e natureza se carateriza o traçado. A arquitetura popular é um aspeto que se vai desvendado passo a passo, exibindo-se através de azenhas, lagares, açudes, levadas e até moinhos de água.
Antes de chegar ao Cabril do Ceira – uma gigante garganta cuja geomorfologia das suas estruturas verticais são o espelho da erosão das rochas quartzíticas do Ordovícico, terá a oportunidade de passar pelas praias fluviais da Bogueira e de Nossa Senhora da Graça, cujas suas refrescantes e cristalinas águas são bastante convidativas a mergulhos na época de verão.
A visita à Serra da Lousã é a sugestão que se apresenta com o Percurso Interpretativo do Vale do Ceira, salientando-se as diversas atividades desportivas e culturais, e a oferta de produtos locais, alojamento e restauração inerente às Aldeias de Xisto.
A realização deste percurso não é aconselhada a famílias com crianças pequenas e a pessoas com necessidades especiais, devido à sua extensão. Redobre a atenção nos troços compartilhadas com estradas.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município da Lousã no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc, #lousa e #aldeiasdexisto.
Download APP Geonatour
[…] Percurso Interpretativo do Vale do Ceira […]