Oliveira do Hospital
O narciso-do-mondego, espécie endémica de Portugal Continental de forte relevância em Oliveira do Hospital, ganhou finalmente o destaque merecido. O PR6 OHP Rota do Narciso enquadra-se no projeto “Rios e Zonas Húmidas”, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) e ao longo de 16,4 kms, os turistas descobrem os elementos históricos, arqueológicos e geológicos, sempre acompanhados pela vertente rural, típica dos territórios de Oliveira do Hospital.
Esta bulbosa, que dá o ar de sua graça entre fevereiro e março aquando do seu florescimento, exibe tons vivos e resplandecentes, garantindo uma autenticidade local, desde Seixo da Beira até Vila Franca da Beira, passando pela Aldeia Formosa.
Note-se que outrora, no decorrer do século XV, Seixo da Beira assumiu o estatuto municipal, reconhecimento que veio mais tarde a perder, transitando esse título para Oliveira do Hospital. Este facto encontra-se aos dias de hoje assinalado através do pelourinho presente no centro da vila, classificado como Imóvel de Interesse Público.
Por estas bandas e ao longo do concelho de Oliveira do Hospital, diversos são os vestígios que evidenciam a ocupação humana durante a pré-história, através de monumentos funerários do Neolítico como a Anta da Arcainha, a Lagareta do Cascarro e a Sepultura da Fonte de Rei. Percorra a PR7 OHP Rota das Palheiras para conhecer outros locais de interesse.
A história local conta também que os romanos por aqui passaram, sendo as ruínas romanas da Bobadela um testemunho inequívoco da sua relevante presença, que é relatada no Centro Interpretativo da Bobadela.
A caminhada é desaconselhada a famílias com crianças pequenas ou a pessoas com necessidades especiais, devido à sua extensão. Tenha atenção redobrada em todas as estradas alcatroadas, e em especial na Estrada Nacional.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Oliveira do Hospital no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc e #oliveiradohospital.
Download APP Geonatour