Cantanhede
Enquadrado no projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) dedicado ao “Mar e Zonas Dunares”, a Rota do Calcário é uma lição de história e cultura, cuja protagonista principal é a pedra que lhe confere o nome. Ao longo de 9,7 kms vão sendo desvendados, para além de elementos patrimoniais de excelência, a memória coletiva de um povo.
A Rota do Calcário surge sobre uma região que se destaca pela abundância desta rocha sedimentar. Formada durante o Jurássico, entre os 180 e 166 milhões de anos, o calcário, que por estas bandas é denominado Pedra de Ançã, moldou o modo de vida dos habitantes de Ançã, Portunhos, Outil e Vila Nova, territórios localizados na faixa sul do Município de Cantanhede.
Em pontos de interesse como o Terreiro do Paço, a Casa do Doutor Jaime Cortesão, o Palácio Marquês de Cascais, a Igreja Matriz de Portunhos, e a Igreja de Nossa Senhora do Ó, por onde se desenlaça o traçado da Rota do Calcário, a presença da Pedra de Ançã é transversal, destacando-se com o seu tom esbranquiçado. À escala nacional, note-se que esta rocha se exibe em monumentos como a Igreja de Santa Cruz, o Palácio Nacional de Queluz, o Mosteiro da Batalha e o Palace Hotel do Bussaco.
Desde a origem da rocha, aos seus processos de extração e transformação em fornos de cal, culminando na aplicação da mesma em fachadas de edifícios, a Rota do Calcário permite que o conhecimento desta que é, desde há diversos séculos, a realidade neste meio. O Museu Etnográfico de Ançã e o Museu da Pedra de Cantanhede exibem a cultura e tradição inerente ao passado histórico em que, para além da Pedra de Ançã, se destaca a fé do povo e a ruralidade.
Lembramos que a Rota do Calcário é aconselhada a famílias com crianças pequenas, alertando para a necessidade de atenção redobrada nos troços de compartilhados com estradas. Devido à extensão do traçado, pessoas com necessidades especiais não devem desenvolver esta atividade.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Cantanhede no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc, #cantanhede e #bairrada.
Download APP Geonatour
[…] Bussaco que gostamos bastante e ainda não podemos dizer que a conhecemos totalmente… e ainda o PR3 CNT Rota do Calcário que também é […]