Soure
No âmbito do projeto “Serras de Coimbra” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), o PR8 SRE Rota das Dolinas e Lagoas do Planalto de Sicó representa uma aventura pelo mundo geológico do Sicó com características tão singulares.
No decorrer deste percurso circular com 23,5 kms de extensão, para além dos pontos de interesse geológico, os elementos patrimoniais naturais e culturais transmitem aos visitantes a verdadeira essência da região.
As dolinas consistem em depressões geológicas típicas de zonas cársicas que, apresentando formas vagamente arredondadas e tamanhos diversos, constituem depósitos naturais de água. Sendo o resultado da dissolução química de rochas calcárias, as dolinas são bastante relevantes quer para a sociedade, quer para a vida selvagem.
Na o PR8 SRE Rota das Dolinas e Lagoas do Planalto de Sicó, após a passagem pela Igreja Matriz de Degracias (S. Sebastião), edifício datado do século XVIII, segue-se a exploração da vertente geológica.
Ao longo do percurso, algumas das dolinas que se podem contemplar são: a Dolina das Degracias, a Dolina das Quatro Lagoas, a Dolina do Vale Centeio, a Dolina de Cotas, a Dolina de Nossa Senhora da Estrela, entre outras.
Destaca-se ainda a passagem por preciosidades do Sicó como o Canhão Fluviocársico de Vale do Poio, a Capela de Nossa Senhora da Estrela (em que metade da sua construção se encontra erigida debaixo de uma gruta), e o Miradouro do Relógio de Sol.
A realização deste percurso não é aconselhada a famílias com crianças pequenas e a pessoas com necessidades especiais, devido à sua sinuosidade e extensão.
Note-se que, devido à dimensão da PR8 SRE Rota das Dolinas e Lagoas do Planalto de Sicó, é possível dividi-la em duas etapas. Esta derivação encontra-se localizada na Dolina das Degracias, possibilitando encurtar o percurso, resultando num traçado de 17 km (que segue pela direita), e outro de 19km (que segue pela esquerda) – ambos de tipologia circular.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Soure no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc, #soure, #sico e #terrasdesico.
Download APP Geonatour