Cantanhede
Enquadrado no projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) dedicado ao “Mar e Zonas Dunares”, a Rota da Vinha desenvolve-se em plena Região Demarcada da Bairrada, rica em património, tradições, e componente natural de excelência.
Ao longo de 14 kms, é promovida a exploração de um território imensamente associado à agricultura, propondo-se um contacto privilegiado com o meio rural, com enfoque especial no setor vitivinícola.
A Rota da Vinha inicia-se no centro da povoação de Cordinhã, onde é possível visitar-se o Museu Agrícola e Etnográfica de Cordinhã, que assinala o quão relevante é a produção de vinho para a comunidade local.
Mais à frente, o traçado, de tipologia circular, desenvolve-se por entre a vegetação, passando também pelo casario de Ourentã. Para além da vinha, que é a espécie que mais se destaca ao longo da paisagem, as monoculturas de pinheiro-bravo e eucalipto apresentam-se robustas e firmes.
A antiga linha férrea que ligava Vilar Formoso à Figueira da Foz é um dos pontos de passagem da Rota da Vinha, recordando a importância socioeconómica que a infraestrutura representava para a região.
Assente em terrenos cuja geomorfologia se revela plana e assume, de quando em vez, suaves colinas, as paisagens da Rota da Vinha são testemunho da história nacional. De facto, a tradição dos vinhos da Bairrada iniciou-se por iniciativa do célebre Rei D. Afonso Henriques, tendo este autorizado a plantação da vinha assumindo como contrapartida que lhe fosse entregue um quarto da produção para consumo próprio.
Para além do vinho, que é comercializado nas diversas adegas, é aconselhada a degustação de iguarias regionais, de modo a completar e enriquecer toda a experiência sensorial da Rota da Vinha.
Devido à extensão do percursos, crianças pequenas e pessoas com necessidades especiais são desaconselhadas a partir nesta aventura.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Cantanhede no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc, #cantanhede e #bairrada.
Download APP Geonatour