Figueira da Foz
É ao sabor do vento que se inicia esta aventura repleta de paisagens dignas de suster a respiração. A cada curva e contracurva, ao longo de 12,6 kms, não irá faltar tempo para contemplar a tranquilidade e harmonia da Serra da Boa Viagem, que exibe notável biodiversidade e património geológico.
Inserida no corredor “Mar e Zonas Dunares”, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), o PR3 FIG Rota da Boa Viagem começa na Bandeira, próximo de um esplendido miradouro que oferece vistas fantásticas para as praias da Murtinheira e de Quiaios, e para a Mata Nacional das Dunas de Quiaios, que se encontra integrada no Sítio PTCOM0055 Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas da Rede Natura 2000.
Passo a passo, o caminho é feito sobre os solos calcários e pedregosos da Serra da Boa Viagem, com interessantes núcleos florestais que prosperam graças às particularidades geológicas e geomorfológicas desta região da Figueira da Foz.
No decorrer dos meses de inverno, a Cascata da Serra da Boa Viagem proporciona um impressionante espetáculo natural, no qual a queda de água não deixa ninguém indiferente. Este é o local ideal para parar, descontrair, e quiçá registar o momento através de fotografias.
Será confrontado com um cenário deslumbrante sobre as praias de Quiaios e da Murtinheira, e um miradouro panorâmico sobre o Cabo Mondego, classificado como Monumento Natural desde 2007 e sob gestão do ICNF, que constitui um testemunho da evolução geológica de Portugal, onde ocorreram alguns dos episódios mais importantes da história da Terra, como evidenciam alguns fósseis que poderá encontrar.
O percurso segue para poente e avista-se o Farol do Cabo Mondego, encontrando-se desde 2004 classificado como Imóvel de Interesse Municipal.
O cedro-do-bussaco (Cupressus lusitanica), o eucalipto (Eucalyptus) e o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) são exemplos de algumas das espécies que se podem encontrar no final do percurso, na Mata Nacional do Prazo de Santa Marinha.
Por aqui, a prática de desportos ao ar livre é favorecida através de um conjunto de condições propicias e equipamentos diversificados.
Lembramos que o PR3 FIG Rota da Boa Viagem não é um percurso aconselhado a crianças pequenas ou pessoas com mobilidade reduzida dado o seu grau de dificuldade.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município da Figueira da Foz no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc e #figueiradafoz.
Download APP Geonatour
[…] da App Geonatour, queremos aproveitar para explorar melhor a Figueira da Foz, nomeadamente a Serra da Boa Viagem que “ficou de lado” no verão passado quando fomos explorar parte da costa usando dentro do […]