Percurso Interpretativo de Pedrógão Pequeno e Rio Zêzere

Sertã

O Percurso Interpretativo de Pedrógão Pequeno e Rio Zêzere enquadra-se no projeto “Alma dos Lugares d’Aqui”, desenvolvido pela Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, e encontra-se localizado no município da Sertã.

Ao longo de 6 kms de percurso, o turista é desafiado a aprender mais sobre uma região milenar cuja cultura se encontra até aos dias de hoje inscrita em vestígios históricos e arqueológicos. Estes contam-nos memórias dos longínquos períodos de domínio mouro e romano, sendo a estrada romana – a única via terrestre existente até 1954 – a evidência mais proeminente deste legado.

O Percurso Interpretativo de Pedrógão Pequeno e Rio Zêzere, de tipologia circular e baixo grau de dificuldade (2 em 5), inicia-se no centro da freguesia, atravessando elementos arquitetónicos de relevo como é o caso da Igreja Matriz de Pedrógão Pequeno, do Pelourinho, e das tradicionais Alminhas, que são reflexo da importância da vertente religiosa para os residentes.

Em seguida deixe-se levar pela beleza única da natureza desta região que, após um caminho ziguezagueado, o levarão até ao vale do rio Zêzere – o segundo maior rio exclusivamente português, com 248 kms.

Mais à frente, a natureza do Percurso Interpretativo de Pedrógão Pequeno e Rio Zêzere continuará a surpreendê-lo através de fantásticas escarpas e penedos. Terá ainda a oportunidade de explorar o Túnel dos Moinhos das Freiras, construção produzida entre 1918 e 1920 que outrora possibilitava o transporte de água do rio para o moinho das Freiras.

À medida que se aproxima do final, os socalcos com vinhas e oliveiras despertarão a sua atenção, deixando uma pista sobre os vários produtos gastronómicos locais.

O Percurso Interpretativo de Pedrógão Pequeno e Rio Zêzere não é aconselhável a famílias com crianças pequenas e pessoas com mobilidade reduzida dada a sua sinuosidade.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour, Alma dos Lugares d’Aqui e o Município da Sertã no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #pinhalmaior, #almadoslugaresdaqui e #sertã.

Download APP Geonatour

Android iOS

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »