Oliveira de Frades
A Rota das Poldras desenrola-se pelas vias rurais da aldeia de Souto de Lafões, datadas do início do século XX e ladeadas por muros de pedra talhada, sinónimo de riqueza e da existência de famílias abastadas. Esta viagem começa junto à igreja de São João Baptista, classificada como Monumento de Interesse Público e um dos pontos de interesse do concelho devido à sua riqueza artística.
Bem próximo à igreja aparecem as primeiras poldras que permitem a ligação dos carreiros antigos onde sobressaem as casas apalaçadas com registos de ligação à família real (casa de Bragança), como marca de tempos gloriosos e de poder.
Seguem-se antigos caminhos que conduzem a quintas tomadas pela floresta de folhosas de carvalhos e castanheiros, que em conjunto com a frescura dos ribeiros e nascentes, permitem o repouso e observação da biodiversidade.
Descendo ao Cunhedo, conhecem-se as lendas da antiga ponte do Cunhedo associadas aos frades do Mosteiro de São Cristóvão de Lafões e daí caminha-se ao longo da margem do rio Vouga, no Percurso Interpretativo do Cunhedo com toda a informação relativa à fauna e flora desta área geográfica. Não muito longe, surge o Porto de Areias, um importante ponto de passagem para chegar à povoação de Covelas e onde sobrevivem mais umas poldras.
Começa a ascenção pelas margens da ribeira de Varzielas, passando pelo poço da Sertã, onde a paisagem é dominada pelo verde e pelos blocos de granito. Entra-se então no domínio das levadas, carreiros antigos e moinhos vincados pelo homem onde apenas se ouve os cantos dos pássaros.
As poldras do Coixo, são as últimas podras a serem ultrapassadas deixando para trás os densos bosques, onde sobressaem os carvalhos.
A Rota das Poldras pode ser realizada por famílias com crianças, mas tenha muito cuidado com os pontos mais perigosos e escorregadios.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Oliveira de Frades no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour e #oliveiradefrades.
Download APP Geonatour