O Enoturismo em Portugal está de parabéns, e não poderíamos deixar passar esta ocasião em branco. Portugal foi distinguido como o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo na FIBEGA – Feira Internacional de Turismo Gastronómico, em Madrid (Espanha). Mas afinal, o que tem este segmento turístico de tão especial em território nacional? Desde as tradições milenares, às centenas de castas autóctones, não esquecendo as dezenas de Regiões Vitivinícolas Demarcadas, Portugal é uma caixinha de surpresas cada vez mais apetecível para apreciadores de vinho nacionais e internacionais. Dos solos férteis de todo o território nacional (continente e ilhas), até aos copos que brindam entusiasticamente nos quatro cantos do mundo, conheça a jornada do “néctar dos Deuses”.
Tradições Vitivinícolas em Portugal: como tudo começou!
É necessário recuar milhares de anos para se chegar ao ponto de partida desta viagem até às origens das tradições vitivinícolas em Portugal. Estima-se que na Península Ibérica, por volta do ano 2000 a.C., durante a Idade do Bronze, aquilo que começara por ser o mero consumo de uvas selvagens viria a resultar no cultivo de vinhas, que mais tarde originariam uma produção primordial de vinho. Fenícios, Gregos, Cartagineses e Romanos foram civilizações fundamentais neste processo, contribuindo para o aperfeiçoamento de práticas cada vez mais aprimoradas e, consequentemente, de sabores mais refinados. O vinho, que atualmente nos chega ao copo com as mais diversas características e constitui um símbolo inegável do património cultural imaterial português, é o resultado do savoir-faire, afinco e dedicação de milénios a fio de progressos vitivinícolas.
Regiões Vitivinícolas Demarcadas
Atualmente, Portugal tem 14 Regiões Vitivinícolas Demarcadas, que mostram a riqueza e a diversidade de um país fértil em solos e abundante em tradições. Ao longo de uma impressionante área de cerca de 190 mil hectares de vinha, algumas das mais afamadas regiões vitivinícolas demarcadas de Portugal são o Alentejo, o Dão, a Bairrada e o Douro, esta última cuja paisagem, caraterizada pelos socalcos sobre as encostas do vale do rio Douro, se encontra classificada desde 2001 como Património Mundial da UNESCO. De beleza singular, as cores vivas das paisagens vitivinícolas pintam o horizonte e mostram a versatilidade da natureza envolvente. Portugal apresenta-se ao mundo como sendo o 3º país com mais diversidade de castas autóctones, materializadas em conjuntos de videiras com especificidades identitárias a nível do sabor, da morfologia, e de tantos outros aspetos. Das mais de 250 castas que crescem em solo português, algumas das que mais se destacam são a Touriga Nacional, a Baga, a Alvarinho ou a Touriga Franca.
Mais do que um produto, uma experiência
É a partir da tradição vitivinícola que emerge mais uma oportunidade de Portugal se mostrar ao mundo como um destino turístico multifacetado e surpreendente. O Enoturismo consiste numa experiência que combina o entusiasmo da visita aos territórios com os sabores ricos e diversificados do vinho. Desta harmonia surgem ofertas turísticas diversificadas, que se estendem desde a participação ativa nas vindimas, à degustação dos vinhos, sem esquecer as mais comuns visitas a adegas, caves e vinhas. Em torno de um produto surgem infinitas possibilidades para todos os gostos e idades. Deste modo enaltecem-se tradições, estimulam-se as economias locais e proporcionam-se aos visitantes momentos de contacto direto com a cultura. Através do Explore ID poderá conhecer produções vitivinícolas de excelência como a Encosta da Criveira e o Monte Formigão, cuja oferta diversificada o fará render perante a panóplia de castas e sabores.
Venha caminhar e conhecer mais sobre as tradições vitivinícolas
Em 2022 a Geonatour implementou na sua App a PR2 CNT Rota da Vinha, em Cantanhede, na qual poderá descobrir as tradições vitivinícolas através da caminhada. Este percurso pedestre, integrado na Região Demarcada da Bairrada, exalta não só aspetos relacionados com a produção de vinho, mas também com património cultural envolvente. Ao longo dos 14 kms deste traçado de tipologia circular, terá a oportunidade de visitar templos religiosos, o modo de vida das populações e, acima de tudo, apreciar as paisagens encantadoras que a natureza lhe oferecerá. Descubra o PR2 CNT Rota da Vinha e embarque nesta experiência por entre vinhedos.
Factos e curiosidades: Sabia que Portugal…
– Se destaca pela sua oferta de vinhos a preços acessíveis e convidativos, sendo o 3º país da Europa com o valor médio por garrafa mais barato, que ronda os 4,67€. A Hungria e a Moldávia são os únicos países europeus com preços inferiores aos praticados em Portugal;
– É o país onde se consome mais vinho por pessoa. 52,3 litros é a quantidade de vinho que, em média, cada habitante bebe durante 1 ano. Para melhor compreensão da quantidade, esta é equivalente a 70 garrafas, e supera os 260 copos;
– Prima pela originalidade no que toca à designação de algumas das castas nacionais. Rabo de Ovelha, Carrega Burros, Esgana Cão e Amor-Não-Me-Deixes são exemplos da cómica e caricata criatividade do povo português, que se reflete também nas tradições vitivinícolas.
Sigam-nos!