É tempo de olhar em perspetiva, contemplar as conquistas do passado e definir as metas para o futuro. 2024 foi um ano repleto de novos desafios, aprendizagens, evoluções e conquistas. 12 meses de trabalho, ambição e dedicação diária, que é alimentada pela paixão da Geonatour pelos territórios, e sobretudo, pelas pessoas. É com garra e entusiasmo que ganhamos balanço para um 2025 recheado de sucesso, mas não sem antes recapitular os pontos altos da montanha-russa que foi 2024. Relembre connosco esta aventura.
Implementação da Ecopista Atoleiros-Sulfúrea – Município de Fronteira
Entrámos com o pé direito em 2024 rumando a sul, onde implementámos o primeiro percurso pedestre da App Geonatour no Alto Alentejo: e não podíamos ter começado melhor! A Ecopista Atoleiros-Sulfúrea, que liga a pitoresca vila de Fronteira à histórica povoação de Cabeço de Vide, surpreendeu os utilizadores da App com cenários naturais impressionantes, elementos patrimoniais únicos e achados arqueológicos imperdíveis. Este projeto, impulsionado pelo Município de Fronteira, juntou à Comunidade Geonatour 9 novos agentes turísticos, dos quais se destacam as Termas da Sulfúrea, o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, as unidades de alojamento da Herdade da Ordem, Monte dos Aroeirais, Quinta do Cabeçote, Alecrim d’Aldeia, e o restaurante Segredo d’Alecrim. Vale a pena conhecer a Ecopista Atoleiros-Sulfúrea e deixar-se envolver pelos fascínios de um território tão belo e tranquilo.
3ª Edição do Encontro de Networking para Agentes de Turismo da Região Centro
Com a premissa de “conectar a natureza e o digital” a Geonatour em parceria com a Expertree, foi a entidade co-organizadora da 3ª edição do Encontro de Networking para Agentes de Turismo da Região Centro, evento realizado na Casa Família Oliveira Guimarães, no Espinhal (Penela). Ao longo de dois dias repletos de partilha de experiências, saberes e pontos de vista sobre o passado, o presente, e o futuro do setor, foram muitos os oradores que marcaram presença e presentearam os participantes com os seus valiosos contributos. O nosso compromisso com o desenvolvimento e inovação do turismo na Região Centro manteve-se assim revitalizado, enfatizando-se a importância deste tipo de iniciativas para um território cujo potencial turístico é surpreendente.
Explore ID – Plataforma Turística
E foi a meio do ano que lançámos o projeto que orgulhosamente estruturámos ao longo de meses a fio, e que tanta dedicação exigiu para que a sua implementação fosse possível. O Explore ID, uma plataforma turística revolucionária que agrega pontos de interesse e agentes turísticos espalhados pelo território num só mapa interativo com descrições pormenorizadas associadas. Este é um projeto da Geonatour que promete facilitar a experiência turística e fomentar os negócios locais que promovam produtos endógenos e serviços de excelência. O Explore ID oferece como uma das principais vantagens a utilização da Moeda ID, que permite aos seus utilizadores o usufruto de 10% de desconto em produtos e serviços cuidadosamente selecionados.
Um agradecimento especial aos nossos parceiros do Explore ID – A Queijeira do Rabaçal, Expertree, Casa Família Oliveira Guimarães, Templo Ecuménico Universalista, CISED – Espeleologia, os restaurantes Alquimia, Buda RistoBar, D. Sesnando, Hell Bull – Steakhouse e Tapas, O Terreiro do Lagar, Villa Lausana, Variante, ViRiDi, Tinella e Xisto, os produtores de vinho Encosta da Criveira e Monte Formigão, e as unidades de alojamento Poço e Meio, Quintinha do Casal Ruivo, Villa Chanca e Parque de Campismo de Pedrógão Grande.
Para saber mais, aceda ao link www.exploreid.pt e descubra todas as vantagens. Parta à aventura e explore a identidade dos territórios!
Entrada da Portugal Green Travel no capital da Geonatour
Julho ficou marcado por uma enorme novidade. A Portugal Green Travel (DMC e Consulting) entrou no capital da Geonatour, uma parceria que promete fortalecer a oferta turística dos territórios, atuando na digitalização do setor do turismo, continuando a promover e a implementar as soluções mais inovadoras para os destinos turísticos, desenvolvidas 100% em Portugal, e promovendo sempre o património, a cultura e a sustentabilidade. Juntos chegaremos mais longe!
Implementação dos Percursos Pedestres do Município de Coruche
Rumámos até Coruche, terra de tradições vivazes, contextos naturais de excelência e riqueza histórica inegável. Por estas bandas, desafiados pelo Município de Coruche, implementámos 3 novos percursos pedestres na App Geonatour que apelam à descoberta da essência deste paraíso Ribatejano. O PR1 CCH Percurso Pedestre da Cegonha, que se desenrola desde o coração da vila até às paisagens sui-generis da lezíria do Rio Sorraia, e mostra a interessante dualidade entre a dinâmica da povoação e a calmaria da natureza. O PR2 CCH Percurso Pedestre do Cavalo e da Coruja / Ciclovia, que enfatiza o valor da herança equestre coruchense bem como as suas raízes tauromáquicas. E, por fim, o PR3 CCH Caminhos do Vale ao Montado, que mostra a riqueza do território fora da vila e exibe um lado puramente rural e alternativo deste local.
Com 27 kms de extensão, deixamos o convite para descobrir este novo destino da App Geonatour. Atreva-se!
Evento “À Procura de Cogumelos no Sicó”
A 1ª edição do evento “À Procura de Cogumelos no Sicó”, uma iniciativa Geonatour em parceria com a casa de campo Villa Chanca marcou o ano e ficaram as memórias na natureza, sabores autênticos e convívio em torno um gosto comum – os cogumelos. Estes, que são os fungos mais cobiçados da época, foram o mote de partida para uma incrível aventura na qual a aprendizagem foi uma constante para todo o grupo. Através da experiente liderança de José Pais, Engenheiro Florestal com uma paixão especial pela arte da recolha e confeção do cogumelo, diversos foram os saberes e as curiosidades em torno da floresta que nos rodeava, com especial enfoque nas espécies de flora que embelezam esta região.
Implementação de novos parceiros – App Geonatour
Fechámos o ano com um balanço francamente positivo relativamente à expansão das parcerias que alcançámos através da App Geonatour. Estas sinergias surgem na ótica de proporcionar aos utilizadores da App uma experiência mais completa no território, dando a descobrir soluções de alojamento e restauração que enriqueçam o seu tempo de viagem. Eis as parcerias que estabelecemos ao longo de 2024: em Condeixa-a-Nova a Quinta do Clero; em Fronteira a Quinta do Cabeçote, a Herdade da Ordem, o Segredo d’Alecrim (Casa de Campo e Restaurante), o Monte dos Aroeirais e o Alecrim d’Aldeia; em Coruche o Monte Macário, a Casa do Rio Sorraia, e a Casa dos Ingleses; em Vila de Rei as Vilas da Matagosa; e em Proença-a-Nova a Aldeia Oliveiras.
Fique atento ao nosso 2025 e às publicações no Blog Geonatour, com atualizações mensais garantidas. Vêm aí muitas novidades sobre territórios, património, geologia, natureza e eventos e seguramente não irá querer perder.
Sigam-nos!