VVR2 Caminho das Virtudes

unesco

Vila Velha de Ródão

Aprecie a paisagem e repare em todos os pormenores, há sempre algo a contar neste percurso de Vila Velha de Ródão. O percurso pedestre Caminho das Virtudes proporciona uma viagem num contexto geomorfológico especial, algo que caracteriza toda a região da Beira Baixa.

A aventura começa na aldeia de Vilas Ruivas, vagueando pelo Vale do Lameirão e em contacto com um terraço fluvial, onde outrora os romanos exploraram o precioso ouro. Há ainda evidências de um acampamento temporário de homens pré-históricos, com a descoberta de lareiros caloríferos, protegidos por para-ventos.

A caminhada exige que se pare para contemplar a imponência das “costas” das Portas de Ródão e para conhecer e visitar a península da “Ilha das Virtudes”. Antes de regressar, junto à ponte dos caminhos de ferro, aproveite o pequeno desvio e conheça Fonte Termal, associada à Falha do Ponsul, uma das falhas geológicas responsáveis pelo soerguimento da Cordilheira Central Portuguesa.

Voltando ao percurso por caminhos rurais com vestígios de agricultura, deve visitar o monumento funerário megalítico do Cabeço d’Ante, com cerca de 5000 anos e aproveitar para conversar com alguns agricultores resilientes que ainda hoje aproveitam a qualidade e a abundância de água, que se infriltra na Serra das Talhadas, para sobreviver e viver nesta bonita aldeia.

A realização do percurso pedestre Caminho das Virtudes pode ser efetuado por famílias com crianças. Tenha atenção à distância total e se for o caso, encurte o percurso quando chegarem à aldeia.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios.
Identifique a Geonatour e o Município de Vila Velha de Ródão no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour e #vilavelhaderodao.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »