Wow! Que dia incrível
Foi no passado Sábado, 30 de novembro, que teve lugar nas deslumbrantes Terras de Sicó a 1ª edição do evento “À Procura de Cogumelos no Sicó”, uma iniciativa Geonatour em parceria com a casa de campo Villa Chanca. Para trás fica um dia repleto de memórias na natureza, sabores autênticos e convívio em torno um gosto comum – os cogumelos. Estes, que são os fungos mais cobiçados da época, foram o mote de partida para uma incrível aventura na qual a aprendizagem foi uma constante para todo o grupo. Através da experiente liderança de José Pais, Engenheiro Florestal com uma paixão especial pela arte da recolha e confeção do cogumelo, diversos foram os saberes e as curiosidades em torno da floresta que nos rodeava, com especial enfoque nas espécies de flora que embelezam a região com as suas cores alaranjadas nesta época de Outono. Se não teve a oportunidade de nos acompanhar, este artigo é para si!
Um mergulho na natureza
Splash! Por vezes, tudo o que precisamos é de um revigorante (e simbólico) mergulho na natureza para reconectarmos com aquilo que nos faz sentir bem. Assim fez o grupo que partiu connosco nesta experiência imersiva, mostrando todo o seu entusiasmo e curiosidade pelas espécies envolventes, num caminho que se fez pela natureza desde Ansião até à Aldeia de Calcário da Chanca, do vale à montanha. Alimentados pela vontade de aprender, após breves e preciosas instruções sobre boas práticas na floresta, a caminhada fez-se ouvir pelos estalidos da folhagem que, a cada passo, que se misturavam com os sons melódicos das espécies deste habitat. O inconfundível cheiro leve e fresco da natureza acompanhou-nos na recolha das várias espécies de cogumelos, que exigiu foco, dedicação e também uma dose certa de persistência. E o resultado não poderia ter sido mais positivo!
Cestos na mão, olhos postos no chão
Foi de cesto de vime na mão que o grupo seguiu caminho, vagarosamente, na ânsia de a cada piscar de olhos detetar no solo os tão apetecidos cogumelos, tarefa que exige afinco e uma pitada de determinação. Aos poucos e poucos, para delícia dos participantes, os cestos foram ficando cada vez mais preenchidos, abrindo o apetite para o almoço que se adivinhava repleto de sabores frescos e autênticos. De um conjunto de espécies de cogumelos espalhados pelos solos do bosque, as trompetas, os cantarelos e as lacárias foram as que mais se destacaram. Note-se que todo o processo de recolha e seleção dos cogumelos foi meticulosamente acompanhado pelo líder da atividade, que com todo o cuidado e atenção concedeu explicações acerca de quais as espécies comestíveis, e quais as espécies que nocivas para consumo.
Alertamos para o facto de que, se por autorrecriação, tenciona partir em busca de cogumelos para fins alimentares, é essencial que se certifique que as espécies que recolhe não representam perigo para a sua saúde.
A natureza à mesa – sabores da região
Após uma manhã ativa e dinâmica, foi tempo de abrandar o ritmo e reunir o grupo em torno da cozinha, onde foram mostradas algumas técnicas de confeção dos cogumelos para diversos pratos. Da cozinha passámos para a mesa, onde a versatilidade do cogumelo foi revelada através dos saborosos e diversificados pratos apresentados. Houve ainda tempo para se degustar um dos aspetos culturais mais cativantes terras de Sicó: os seus deliciosos produtos endógenos de produtores locais. Não deixou de marcar presença o queijo, o azeite e o vinho, imagens de marca de uma região repleta de sabores de excelência.
Um regresso com data marcada
Não teve oportunidade de marcar presença na 1ª edição do À Procura de Cogumelos no Sicó? Não há problema! É já no próximo dia 21 de Dezembro (Sábado) que estaremos de volta à natureza para a 2ª edição do evento. Desta vez será Pedrógão Grande o território escolhido para esta nova aventura que certamente não vai querer perder. Para saber mais, consulte o formulário de inscrição disponibilizado no link https://forms.gle/C73dd1zgUTbnQmpc9. Junte-se a nós!
Nota
Expressamos o nosso agradecimento especial ao Engº José Pais da Villa Chanca, que coordenou as atividades, e à sua esposa Paula, que confecionou os mais deliciosos pratos com o cogumelo como elemento central. Também a Encosta da Criveira, o Monte Formigão, o Café Bonito, a Queijeira do Rabaçal, a Passeite e a Tábua de Sabores, permitiram que, com os seus sabores únicos e autênticos, esta experiência tivesse sido possível. A todos, o nosso muito obrigado!
Acompanhem o nosso blogue e as nossas redes sociais.