PR3 CCH Caminhos do Vale ao Montado

Coruche

O montado é um dos tesouros de Coruche. Trata-se de uma paisagem única e emblemática que se estende pela região do Ribatejo, testemunhando a relação harmoniosa entre o homem e a natureza.

O PR3 CCH Caminhos do Vale ao Montado inicia-se no centro de Vila Nova de Erra, uma encantadora aldeia tradicional marcada pela arquitetura popular e conhecida pela sua tranquilidade e beleza natural. Atravessa-se a ciclovia de Coruche, observa-se a planície agrícola do vale do Sorraia e seguem-se caminhos de terra batida entre o montado misto de sobreiros e pinheiros-mansos. Percorrendo relevos arenosos suaves e ondulantes, contam-se histórias enraizadas na cultura local, numa experiência verdadeiramente imersiva na natureza.

O caminho continua pela carvoaria e segue até ao ponto mais alto do percurso, um local com uma vista panorâmica sobre a charneca, o Vale da Erra e os campos agrícolas da lezíria do Sorraia. A descida é um pouco atribulada e depois de ultrapassada a ribeira de Erra – através de uma ponte suspensa – um sobreiro protegido por uma habitação, realça o seu estatuto de espécie protegida em Portugal e integrante de dois habitats do Plano Setorial da Rede Natura 2000.

O resto da caminhada até à aldeia desenvolve-se pela ciclovia, visualizando-se um dos canais da Obra de Rega do Vale do Sorraia e várias hortas privadas.

Este percurso pode ser realizado por famílias com crianças pequenas, mas tenha muita atenção aos troços compartilhados com estradas e à sua distância total. Além disso, não deve ser percorrido por pessoas com necessidades especiais, devido à tipologia do terreno e à sua extensão.

Viva uma experiência autêntica e inesquecível em Coruche e partilhe todos os momentos nas redes sociais (Facebook e Instagram), utilizando o #coruche, #visitcoruche, #visitribatejo, #geonatour e identificando o Município de Coruche e a Geonatour, através do @municipio_de_coruche e a @geonatour, respetivamente.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »