Soure
Integrada no âmbito do projeto transversal “Rios e Zonas Húmidas” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), a Rota do Arroz em Soure, nasce, tal como a planta que lhe confere o nome, em plena região do Baixo Mondego, por entre os extensos e férteis campos de cultivo.
Este traçado de tipologia linear, que se desenlaça ao longo de 4,5 kms, é verdadeiramente convidativo a todos aqueles que pretendam fruir de um breve momento de descontração e contacto com a natureza.
Tendo como ponto de partida a ponte de atravessa do rio Arunca, é no decorrer da margem direita que a Rota do Arroz se desenvolve. Com a ruralidade e a natureza local como protagonistas, os campos de cultivo do arroz e a Zona de Proteção Especial para a avifauna do Paul da Madriz (classificado como sítio RAMSAR e inserido na Rede Natura 2000) são ambientes de excelência, que despertam a atenção dos mais curiosos.
Por estas bandas, espécies ripícolas como os salgueiros, os freixos e os amieiros servem de refúgio para a lontra, que, tal como o caimão, aproveita a tranquilidade envolvente do seu habitat natural.
Pelo caminho da Rota do Arroz, entre os povoados de Vila Nova de Anços e do Casal do Redinho, não perca a oportunidade de subir ao outeiro no qual foi erguida a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, datada de 1728. A vista panorâmica desde este local sobre os campos de milho e arroz é incrível e não deixa ninguém indiferente.
Esta é uma rota aconselhada a famílias com crianças pequenas, dado o baixo nível de dificuldade.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Soure no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc e #soure.
Download APP Geonatour
[…] descobrir o Paul da Madriz através do PR1 SRE Rota do Arroz, um percurso pedestre disponível na App Geonatour. Não perca também a oportunidade […]