Os dias cinzentos também podem ser sinónimo de diversão para toda a família no meio da natureza. Nem o frio nos pode parar e, por isso mesmo, deixamos aqui algumas dicas para que aproveite o seu Outono ao máximo.
Ao invés de inventar desculpas, invente pretextos para sair de casa e deslumbre-se com a beleza da estação, enquanto exercita o seu corpo e espairece a sua mente. Neste sentido, as caminhadas são ótimas opções. Ajudam a reduzir o stress acumulado no dia-a-dia, melhoram o humor, e estimulam a criatividade e a concentração. Escusado será dizer que tudo isto fica ainda melhor se podermos desfrutar destes momentos na companhia de quem mais gostamos, ou simplesmente de quem partilha dos mesmos gostos e ambições. Verá que a sua saúde física e mental agradece.
Uma nova paleta de cores
Os tons alaranjados que pintam a natureza nesta fase anunciam uma época de renovação, repleta de beleza e encantamento, originando cenários pitorescos demarcados pela serenidade e a harmonia. Avizinham-se tempos de colheitas, nos quais as castanhas, as amêndoas, as nozes e as abóboras são as protagonistas principais. É a forma como a natureza presenteia aqueles que nesta época se desafiam a explorá-la, dando a possibilidade de apanhar alimentos ricos em nutrientes. O consumo destes alimentos faz-se frequentemente acompanhar por aquela calorosa sensação de se estar à beira da lareira, ouvindo-se o fagulhar da lenha que vagarosamente vai sendo consumida. Sendo a estação do ano mais curta, o Outono anda sempre de mãos dadas com temperaturas mais baixas e menos horas de luz solar. Assim sendo, é essencial que se planeie cuidadosamente o dia, antes que o sol se escape por entre os dedos e a escuridão da noite nos remeta, de novo, para o aconchego do nosso lar.
Aumente as suas defesas na natureza
Devido às mudanças climáticas que o Outono proporciona, muitas vezes o nosso corpo necessita de estímulos para que consiga manter o seu normal funcionamento e assim se adapte ao meio. Para além do consumo dos produtos da época acima referidos, que são fonte de proteínas, fibras, e gorduras saudáveis, o próprio contacto com a natureza estimula o aumento da imunidade, desenvolvendo a capacidade do corpo se defender contra a ação de agentes infeciosos. As caminhadas ao ar livre são ideais para que se alcance este objetivo uma vez que, ao exercitar o corpo, estará simultaneamente a promover a circulação de glóbulos brancos, capazes de o proteger contra diversas doenças. A atividade física desempenha um papel relevante no que concerne à diminuição dos níveis de stress e ao aumento da qualidade do sono, sendo também estes aspetos fundamentais para o fortalecimento da imunidade.
Erros comuns em Caminhadas de Outono
Nem a chuva nos pode parar! E para que possa manter as suas atividades ao ar livre mesmo quando o tempo decide pregar uma partida, eis os 5 erros comuns que deve evitar durante as suas caminhadas de Outono.
- Escolha de calçado apertado ou com solas sem aderência. Sapatilhas com boa aderência são fundamentais para evitar derrapagens ou quedas;
- Uso de roupa demasiado leve ou apertada. O conforto deverá ser uma prioridade. Roupa que proteja adequadamente do frio, da chuva e do vento será a escolha acertada;
- Falta de pesquisa sobre o estado do tempo. Verificar a meteorologia é essencial para se evitarem surpresas indesejadas e potencialmente perigosas;
- Não levar água ou comida, por ser um peso extra. Seja uma caminhada de curta ou longa duração, água e comida não poderão faltar;
- Falta de kit de primeiros socorros. Hemorragias desencadeadas por quedas são os ferimentos mais comuns, que podem ser facilmente desinfetadas e estancadas no momento.
Cascatas – A Natureza em metamorfose
A beleza da transformação da natureza surpreende-nos a cada passo que damos. As cascatas são um belíssimo exemplo dessa mesma transformação sendo que o seu aspeto varia ao longo da época do ano. Seja qual for a sua dimensão, devido a precipitação assídua, o espetáculo das quedas de água na época de Outono e Inverno torna-se fascinante, fazendo valer a pena cada quilómetro de percurso efetuado até aos locais onde estas se encontram. Eis as cascatas que neste Outono poderás desvendar através da APP Geonatour:
- Cascata da Pedra da Ferida (PNL2 da Pedra da Ferida à Louçainha)
- Cascata do Rio de Mouros (PR2 CDN Rota do Sicó)
- Cascata da Ervideira (PR2 PRS Ribeira de Poiares)
- Cascata Fonte Cristalina (Percurso Interpretativo do Penedo Furado)
- Cascata da Serra da Boa Viagem (PR3 FIG Rota da Boa Viagem)
- Cascata da Peneda (AGN Peneda da Sombra)
- Cascata da Ribeira da Lavandeira (OFR1 Rota dos Rios e Levadas e OFR2 Rota do Gaia)
- Cascata do Varoso (OFR5 Rota das Poldras)
Esta foi a nossa reflexão sobre percorrer os nossos percursos e rotas durante o Outono! Se ficou interessado em saber mais sobre as nossas propostas de caminhadas interpretativas entre em contacto com a Geonatour e descarregue a APP Geonatour gratuitamente.
Acompanhem outras novidades sobre a Geonatour através do nosso website e redes sociais.