No meio das paisagens mais montanhosas, com vegetação luxuriante e rios sinuosos de águas límpidas, a região Centro de Portugal é um verdadeiro paraíso para os amantes de cascatas!
Neste verão, mergulhe numa aventura refrescante explorando as deslumbrantes cascatas que se escondem em vários percursos disponíveis na APP Geonatour. Com maior ou menor altura, algumas destas majestosas quedas d’água, têm piscinas naturais cristalinas, que oferecem uma experiência única, onde se pode maravilhar com a beleza natural e desfrutar de momentos relaxantes.
Neste artigo de sugestão, apresentamos 5 cascatas imperdíveis na região Centro de Portugal e convidamo-lo a explorar e a refrescar-se nas suas águas revitalizantes.
Cascata da Pedra da Ferida, Penela
A cascata da Pedra da Ferida é uma pérola da natureza, considerada por muitos como a cascata mais bela do distrito de Coimbra. Faz parte de um conjunto de cascatas que as águas da ribeira de Azenha formaram ao longo do tempo. Com uma queda impressionante de 25 metros, esta cascata forma uma ampla piscina natural que convida a um mergulho refrescante. Aprecie as paredes rochosas que cercam a cascata e a vegetação luxuriante ao seu redor.
Deve o seu nome à coloração das rochas que, por serem ricas em ferro, adquirem uma coloração avermelhada devido à frequente exposição com o oxigénio presente na água da ribeira.
Cascata Fonte Cristalina, Vila de Rei
A cascata Fonte Cristalina é uma das mais famosas do Instagram dos portugueses. Muito procurada pelos turistas que visitam Vila de Rei, a cascata enquadra-se num cenário de extrema beleza. A vegetação exuberante, os passadiços de madeira do Penedo Furado e as rochas circundantes acrescentam um toque de serenidade e beleza natural ao local.
É neste fantástico cenário que a ribeira de Milreu tem trabalhado para nos oferecer as diversas cascatas e as piscinas naturais observadas nas proximidades em que o som constante da sua água ajudam a desfrutar de momentos de tranquilidade. Junte-se aos milhares que já se deliciaram nestas águas e seja mais um a visitar este local.
Cascata da Ervideira, Vila Nova de Poiares
Contemple este belíssimo fenómeno da natureza que sempre nos inspira e encanta. A Cascata da Ervideira é um dos melhores locais para meditar e apreciar a natureza no seu estado mais puro.
Esta queda de água formou-se devido à força da ribeira, à morfologia do terreno e às diferentes propriedades das rochas, causando um patamar abrupto na paisagem.
O acesso à cascata é feito por um percurso pedestre que serpenteia pela vegetação, proporcionando uma caminhada agradável até o local.
Cascata do Poço da Sertã, Oliveira de Frades
Numa paisagem dominada pelo verde e por imponentes blocos de granito, surge a cascata e o poço da Sertã, um local imperdível para os amantes da natureza e aventureiros.
Envolvidos por uma vegetação luxuriante numa atmosfera serena e tranquila, esta obra inacabada da Natureza, está em construção há muito tempo e em permanente evolução, onde o velho provérbio “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” faz todo o sentido.
Cascata Bica Negra, Vila de Rei
A cascata Bica Negra e sua a piscina natural, têm sido esculpidas pela ribeira do Pisão e podem ser visitadas através de espetaculares passadiços de madeira, no Percurso Interpretativo do Penedo Furado.
A sua beleza cénica e as suas águas límpidas proporcionam a oportunidade de se refrescar e apreciar a natureza na sua forma mais pura! Enquanto contempla este espetáculo natural, olhe com atenção para alguns dos blocos de quartzito, empurrados para a margem, pode ser que consiga encontrar os icnofósseis mais famosos por esta região, as Cruziana.
Formados pelas trilobites e outros artrópodes análogos, as Cruziana tratam-se de pistas de alimentação e/ou locomoção feitos em ambientes marinhos pouco profundos durante o Ordovícico, há cerca de 480 milhões de anos. Poderá identificá-los nas rochas pela sua forma em serpente.
Realmente a região Centro de Portugal é riquíssima em cascatas magníficas que oferecem experiências inesquecíveis para desfrutar do verão. Ao explorar estas e outras cascatas, lembre-se de respeitar o meio ambiente, deixando os locais como os encontrou, para que todos possam desfrutar desses tesouros naturais por muitos anos.
Todas estas cascatas constam na nossa APP Geonatour e podem ser visitados através de percursos pedestres.
Se pretender saber a sua localização ou quais os percursos a fazer para as visitar, fale connosco nos comentários do blog ou através das nossas redes sociais