Turismo de Natureza, um dos principais motores da economia nas regiões
O Turismo de Natureza tem um papel fundamental na economia de Portugal e é visto como alternativa para quem privilegia a natureza, valoriza o contacto direto com as comunidades locais e recursos naturais e culturais.
O valor dos espaços naturais tem-se revelado cada vez mais importante para o fomento de um conjunto de atividades de lazer que, por um lado, qualificam a experiência turística e, por outro, reforçam a qualidade de vida dos locais.
De facto, o país possui uma enorme variedade de habitats naturais, paisagens, histórias, culturas e tradições, com valores excecionais, que permitem a realização de programas e atividades turísticas com um enorme potencial atrativo.
Acresce-se, ainda, que o Turismo de Natureza afirma-se como uma atividade capaz de contribuir significativamente para a revitalização da economia nas regiões.
Oportunidade de desenvolvimento e novas soluções tecnológicas
Ainda que tenha diversos pontos positivos, o crescimento do Turismo de Natureza pode trazer problemas, com impactes negativos para o ambiente e bem-estar das pessoas. Assim sendo, este tipo de atividade só pode ser sustentável se garantir que os recursos de que depende serão mantidos e melhorados.
A oportunidade de desenvolvimento associada a este tipo de turismo cria um conjunto de desafios, os quais devem ser ultrapassados pela utilização das novas soluções tecnológicas, que têm a capacidade de melhorar a organização e a estruturação do território, a qualidade de vida das populações e a valorização do património.
Novo modelo de desenvolvimento turístico sustentável
Deparamo-nos assim com a necessidade de adotar um novo modelo de desenvolvimento turístico sustentável que agregue as novas soluções digitais e junte as instituições, as empresas e as pessoas. Torna-se fundamental que todos estes agentes funcionem como impulsionadores do desenvolvimento do setor, para que a conservação dos valores naturais, sociais e culturais contribuam para o aumento do interesse no território.
Vários são os exemplos de entidades que de forma notável têm vindo a trabalhar e divulgar o território. No centro de Portugal, sublinha-se o trabalho da Comunidade Intermunicipal da Região Centro (www.cim-regiaodecoimbra.pt), do Turismo Centro de Portugal (www.turismodocentro.pt) e a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (www.aldeiasdoxisto.pt), que através das suas ações valorizam a diversidade e os modos das vidas locais, geram conhecimento, apresentam as várias ofertas das regiões e as diversas empresas no território.
Contudo, impera-se um passo seguinte, Transformar o Turismo de Natureza
Esta transformação, alinhada com os objetivos da União Europeia e Portugal para o setor, deve ser sobretudo digital, de modo a responder às diferentes necessidades das regiões e, ao mesmo tempo, procurar competir internacionalmente ao mais alto nível.
Respondendo assim às recentes necessidades, é fundamental aproveitar os diversos canais de comunicação criados para impulsionar e desenvolver o setor, nomeadamente, através da digitalização. A comunicação tem também na tecnologia agora o seu canal direto entre as pessoas, com a capacidade de educar o visitante, divulgar o património e dar a voz às gentes locais.
Digitalização dos percursos pedestres – A solução
Atualmente, a APP Geonatour promove a digitalização dos percursos pedestres e funciona como um canal de comunicação que pretende ajudar a Transformar o Turismo de Natureza, aproximando sobretudo os visitantes do território, da cultura, da história e do ambiente. Esta ferramenta permite, simultaneamente, assegurar a segurança do turista, incentivar as boas práticas e aumentar a qualidade da oferta turística.
Com esta solução, o território não fica “isolado” e abre portas à possibilidade de se divulgar para todo país e estrangeiro e aguça a curiosidade de quem pretende visitar as regiões.
Uma solução alinhada com as metas elencadas por uma das duas linhas de apoio específica -“Linha Territórios Inteligentes” – do Programa Transformar o Turismo (www.business.turismodeportugal.pt), que tem como objetivo “impulsionar a digitalização dos territórios através de tecnologias e aceleradores de inovação…, que por sua via, consigam assegurar um quadro mais sustentável para o desenvolvimento da atividade turística e para a geração de valor”.
Assim, é fundamental que o Turismo de Natureza continue a inovar e que os diferentes agentes do território se unam para tornar este setor mais sustentável e, ao mesmo tempo, atrair pessoas ao território.
Faça aqui o download da APP Geonatour
E visite as nossas redes sociais para mais recomendações