Vila Velha de Ródão
Em Vila Velha de Ródão é possível conhecer um percurso com vistas panorâmicas para o rio Tejo e para as Portas de Ródão, onde sobressai o som da natureza e os conhecimentos geológicos.
O percurso pedestre Geologia e Arqueologia Urbanas, inicia-se junto ao CIART (Centro de Interpretação da Arte Rupestre do Tejo), situado no largo do Pelourinho. Infelizmente, este museu está em obras de requalificação e é impossível visitar o espólio arqueológico e a exposição alusiva à Arte Rupestre do Vale do Tejo, que permitiria uma melhor compreensão do território e da presença humana antiga na região de Vila Velha de Ródão.
Conheça a igreja matriz e o largo designado “Largo das Laranjeiras” onde se pode observar um busco e um painel de azulejos alusivos à figura de Manuel Cargaleiro, escultor natural de Chão das Servas, no concelho de Vila Velha de Ródão.
Segue-se pelo caminho em terra batida e pode fazer um pequeno desvio em direção à bateria da Achada e conhecer um monumento militar construído no século XVIII, na altura das Guerras Peninsulares (pode saber mais sobre este tema no percurso pedestre VVR1 – Rota das Invasões). De regresso ao itinerário principal (que coincide com o VVR1 – Rota das Invasões) siga o traçado e aproveite a paisagem panorâmica com uma vista permanente para o rio Tejo e para as Portas de Ródão, onde prevalece o som da natureza.
Depois de uma zona de estrada, desfrute do espaço verde do cais fluvial, antigo Porto do Tejo e onde é possível agendar um passeio turístico no rio, nas embarcações existentes para o efeito. Após passar a ponte pedonal sobre o ribeiro de Enxarrique, percorra o espaço da estação arqueológica da Foz do Enxarrique que constitui um sítio classificado de estatuto nacional.
Bem próximo a esta zona conheça o recinto da Nossa Senhora da Alagada e aproveite o caminho em terra para observar oliveiras seculares, o rio Tejo e uma paisagem incrível, que dão um toque especial a este espaço.
Percorra as ruas do centro de Vila Velha de Ródão aprecie a zona do lagar de Varas, da Casa de Artes e Cultura e termine este percurso com a observação da incrível paisagem panorâmica da planície de aplanamento de depósitos fluviais, provocado pelo rio Tejo antes de escavar as cristas quartzíticas.
O percurso pedestre Geologia e Arqueologia Urbanas pode ser realizado por famílias com crianças pequenas, mas tenha em atenção a sua distância total. Como existem bons acessos de automóvel, algumas parcelas podem ser realizadas separadamente.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios.
Identifique a Geonatour e o Município de Vila Velha de Ródão no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour e #vilavelhaderodao.
Download APP Geonatour