Oliveira de Frades
Na Rota dos Caminhos com Alma valorizam-se as alminhas, conhecem-se antigos caminhos de ligação entre as aldeias de Covelo, Arca e Paranho e observam-se fantásticas paisagens de Oliveira de Frades.
Encaixadas num dos vales da encosta norte da Serra do Caramulo, conhecem-se os antigos costumes intimamente ligadas ao casario rural de granito e xisto, e onde os habitantes mais velhos ainda usam trajes típicos dos povos serranos.
O percurso segue o antigo caminho do sacramento, um vale fértil, com abundância de água, protegido do frio e do vento pelos carvalhos e castanheiros envoltos pelas “barbas de velho” (Líquenes plumunária), e onde ainda são visíveis vestígios do trabalho rural. Surge então a famosa pedra “poisadoira”, envolta em histórias e simbolismo devido à sua ancestral função de poisar os caixões durante os funerais para descansar e rezar.
Segue-se o Monumento Nacional Dólmen de Arca, classificado desde 1910 e que testemunha a remota ocupação humana destas terras e o Carvalhedo da Gândara, considerado como a maior mancha nacional contínua de carvalho-alvarinho (Quercus robur). Com a companhia destas árvores centenárias, da sombra e do fresco que delas emana, deixe-se envolver por esta paisagem invulgar.
O percurso prossegue depois por campos, carreiros e caminhos rústicos da aldeia de Paranho, passando pelo miradouro e a capela de Nossa Senhora da Paz.
O regresso a Covelo de Arca acontece por caminhos mais recentes onde se vêm carvalhos, castanheiros e exemplares raros de sobreiros, alguns contando mais de 200 anos de histórias, que elucidam a coexistência de espécies florestais e os resultados positivos da sua preservação.
Ainda que relativamente longo, a realização da Rota dos Caminhos com Alma é aconselhada a famílias com crianças pequenas. Pode ser realizada durante todo o ano, mas tenha especial atenção aos meses mais quentes do verão e ao piso escorregadio durante os meses mais chuvosos.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Oliveira de Frades no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour e #oliveiradefrades.
Download APP Geonatour