Portugal é um país conhecido por suas paisagens deslumbrantes e vistas de tirar o fôlego!
Uma das melhores maneiras de apreciar a beleza natural do país é visitando os seus miradouros, locais especialmente projetados para proporcionar vistas panorâmicas incríveis. Seja um amante da natureza, um entusiasta da fotografia ou alguém em busca de momentos de contemplação, os miradouros são destinos imperdíveis.
Do topo das montanhas aos penhascos costeiros, não faltam locais que oferecem vislumbres espetaculares de uma paisagem diversificada. Neste artigo de sugestão, convidamo-lo a descobrir 5 dos miradouros mais incríveis na região Centro de Portugal.
Miradouro do Alto das Pinoucas, Oliveira de Frades
O Alto das Pinoucas, na Serra do Caramulo, é o ponto mais elevado do concelho de Oliveira de Frades (1062 m) e proporciona uma vista incrível para algumas das grandes serras da Região Centro (Estrela, Caramulo, Ladário, S. Macário, Gralheira e Freita).
Deste ponto, é possível observar a vila do Caramulo, famosa pelos seus sanatórios, o Parque eólico do Caramulo, que desenham o horizonte e as cidades de Tondela e de Viseu, “rainhas” da famosa região de Dão Lafões, rica pela produção de vinhos e carne de bovino.
É o lugar perfeito para relaxar, apreciar a natureza e absorver a atmosfera tranquila que envolve toda esta região.
PS: Vamos deixar um conselho, visitem este local no crepúsculo e capturem o momento através de fotografias. Vale a pena!
Miradouro das Portas de Ródão, Vila Velha de Ródão
No alto do ex-líbris da Beira Baixa, o Miradouro das Portas de Ródão oferece uma vista fantástica de uma das mais impressionantes formações geológicas de Portugal – as Portas de Ródão (Monumento Natural desde 2009). Estas imponentes paredes de quartzito, elevam-se majestosamente sobre o rio Tejo, criando uma garganta espetacular e proporcionam uma paisagem 360º, sobre as escarpas rochosas e a paisagem verdejante, repleta de vestígios históricos e arqueológicos.
É um lugar ideal para os amantes da natureza e de Birdwatching. Entre as aves mais importantes que encontram refúgio nas escarpas rochosas das Portas de Ródão está o majestoso grifo (Gyps fulvus). Esta espécie de abutre constrói seus ninhos nas fendas e saliências das falésias, criando grandes colónias. Além dos grifos, podem encontrar-se aqui, a águia-de-bonelli (Aquila fasciata), a cegonha-preta (Ciconia nigra) e o falcão-peregrino (Falco peregrinus).
Miradouro da Bandeira, Figueira da Foz
A vista do Miradouro da Bandeira, na Serra da Boa Viagem, é deslumbrante! Com o Oceano Atlântico como pano de fundo, pode contemplar a extensão das praias douradas e o movimento das ondas que quebram suavemente na costa.
Tal como mostra o painel de azulejos existente no local, é possível observar a Serra do Bussaco, toda a faixa litoral, entre as praias da Murtinheira, de Quiaios e Tocha, a povoação de Quiaios e a Mata Nacional das Dunas de Quiaios, com os seus pinheiros-bravos plantados no início do século XX, pelo regente florestal Manuel Alberto Rei.
No passado, o Miradouro da Bandeira serviu como ponto de vigilância marítima e o seu nome, está relacionado com um facto histórico e curioso. Quando se avistava um navio pirata ou desconhecido, hasteava-se uma bandeira para avisar todos os portos a norte da Serra da Boa Viagem.
Miradouro da Penha, Oliveira do Hospital
Talvez o miradouro mais desconhecido da lista. Esculpido num magnífico filão de quartzo leitoso branco, o Miradouro da Penha é um verdadeiro refúgio natural, onde se pode avistar o serpentear do rio Mondego, os antigos aglomerados populacionais e lá longe, a Serra do Caramulo.
Em alguns locais deste filão são visíveis bonitos cristais com formas quase perfeitas e os seus acessos proporcionam a oportunidade perfeita para desfrutar de um panorama fascinante que abrange vastas extensões de beleza natural intocada.
Miradouro da Pedreira, Montemor-o-Velho
O Miradouro da Pedreira situa-se num promontório com rochas do Jurássico e oferece uma vista deslumbrante da paisagem circundante de Montemor-o-Velho, que inclui o rio Mondego, extensos campos verdejantes e o imponente Castelo de Montemor-o-Velho, a maior fortificação do Mondego. Com uma atmosfera tranquila e grandes paisagens, o Miradouro da Pedreira é o lugar perfeito para desfrutar de momentos de contemplação e fotografar a beleza natural da região.
Cada um destes 5 Miradouros possui características únicas! Desde vistas panorâmicas de rios, montanhas e o oceano até a tranquilidade serena de paisagens intocadas, esses miradouros proporcionam momentos inesquecíveis de contemplação e apreciação.
Todos estes miradouros constam na nossa APP Geonatour e podem ser visitados através de percursos pedestres.
Se pretender saber a sua localização ou quais os percursos a fazer para os visitar, fale connosco. Continue a acompanhar a Geonatour nas redes sociais para seguir as nossas recomendações